Maker Factory Materialize suas Ideias através da Impressão 3D LOGO

10 Dicas para imprimir ABS em impressora 3D aberta

imprimir abs impressora aberta

Você, assim como eu, já deve ter sofrido para imprimir com ABS em impressora 3D aberta, como a Ender 3 da marca Creality. Mas calma, este artigo vai te ajudar a evitá-los.

Os maiores problemas têm em sua essência a mesma causa: perda abrupta de calor para o ambiente. Essa perda promove contração do material, reduzindo as dimensões da peça, em especial no que diz respeito ao comprimento do filamento depositado. Vamos então falar um pouco sobre eles e nomeá-los, isso facilitará suas buscas de informação sobre como evitá-los.

Problemas comuns ao imprimir com ABS em impressora 3D aberta:

  • Falta de adesão – a peça não fica fixa na mesa ao longo da fabricação. Este problema pode ser parcial, deformando a base em um ponto, ou total, quando a peça se solta por completo podendo inclusive danificar o equipamento.
imprimir abs impressora 3d aberta
Exemplo de falta de adesão parcial ao imprimir com ABS em impressora aberta
  • Delaminação – quando não há ligação completa entre camadas no meio da peça, gerando “cortes” na peça.
Terrible ABS layer adhesion : 3Dprinting
Peça com múltiplas delaminações devido a rápida perda de calor do ABS
  • Redução das dimensões – a contração do material diminui a precisão da impressão, o que dificulta aplicações que demandam ajustes mecânicos. Esse problema é mais crítico no plano XY se comparado ao eixo Z.

Mas não se desespere, é possível reduzir ou até eliminar por completo esses problemas de imprimir ABS em impressora 3D aberta. Lembrando que nosso objetivo é manter a peça quente ao longo do processo e utilizar outros meios para reduzir a contração.

Mas antes de começar as dicas, separei para você um link com os dados do ABS, confira:

https://www.simplify3d.com/support/materials-guide/abs/

Vamos a lista com as 10 dicas para prevenir tais problemas de imprimir com ABS:

  1. Aumente a temperatura da mesa de impressão – muitos softwares de fatiamento como o Ultimaker Cura e Simplify 3D recomendam a temperatura da mesa de impressão do ABS em 80°C. Mas isto não costuma ser o bastante. Para o ABS, utilize a maior temperatura possível, eu costumo usar de 105°C a 110°C.
    1. Dica: caso não queira esperar muito para iniciar a impressão, coloque a temperatura da mesa na primeira camada em 90°C, mas aumente para as camadas seguintes.
    2. OBS: se sua impressora 3D não possui mesa aquecida não recomendo imprimir em ABS, nem mesmo peças pequenas.
  2. Garanta uma boa área de contato entre a peça e a mesa – mesmo com a alta temperatura, a peça ainda pode tender a se soltar. Portanto, aumente a área de contato de sua peça com a mesa utilizando recursos como Brim e Raft. Eu, por exemplo, costumo utilizar 10 camadas de Brim para peças que já possuem boa área de contato e Raft para peças pequenas e/ou finas.
  3. Desligue o cooler de resfriamento – a impressora 3D costuma apresentar um ou dois coolers para resfriar o material assim que ele sai pelo bico extrusor. Algumas pessoas recomendam que ele seja setado para operar em baixa rotação (20 a 50%), porém eu tenho melhores resultados desligando eles. Então, é o que eu recomendo.
  4. Evite infill com padrão retilíneo – o infill, ou preenchimento interno, costuma vir como grade ou linha, mas não são o ideal para impressão com ABS. Isto ocorre pois uma linha ao contrair irá reduzir de tamanho em única direção. Já se optarmos por um padrão em ziguezague ou giróide terá a contração em direções diversas. Essa distribuição em diferentes direções faz com que a contração seja menos percebida.
  5. Evite cantos vivos – cantos vivos (quinas) não são apenas concentradores de tensão, mas também são pontos com grande perda de calor, essa combinação leva a grandes contrações que contribuem para o empenamento e delaminação. Se você é o modelador da peça, dê preferência a estruturar cilíndricas e utilize filetes, caso vá baixar a peça da internet leve estes quesitos em consideração na sua análise.
  6. Use poucas camadas de base – o conceito por detrás desta dica é similar ao do infill retilíneo que apresentei no item 4. Na base, sua peça contém camadas maciças, composta por linhas perfiladas e todas elas estão contraindo, puxando umas a outras. E isto não ocorre apenas na primeira camada, mas em todas as camadas maciças que compõem sua base, uma puxando a outra. Portanto, use poucas camadas. Eu costumo usar apenas 3 quando imprimo com ABS.
    1. Dica: experimente utilizar o padrão circular ou concêntrico para as camadas de base, isto também reduzirá a contração em uma única direção.
  7. Evite correntes de ar apontadas para a máquina – se sua impressora 3D é fechada, isso não será problema. Mas para a maioria das pessoas, assim como eu, o ambiente externo influencia consideravelmente o processo de impressão. Caso não seja possível fechá-la, tente ao menos evitar correntes de ar na direção da máquina, como um ventilador ou ar condicionado. Se for possível, desligue o aparelho!
  8. Utilize um fixador na mesa – as vezes é necessário dar uma forcinha para a adesão, apenas uma boa área de impressão (item 2) e elevada temperatura da mesa (item 1) não são suficientes. Neste caso use um fixador como o spray Karina, cola bastão com PVP (polivinilpirrolidinona), A Bond, gosma de ABS, entre outros. Mas cuidado, há casos em que o uso excessivo pode dificultar e muito a remoção das peças. Eu já ouvi relatos inclusive de pessoas que lascaram o vidro da mesa da impressora ao tentar remover a peça, principalmente com o spray Karina.
  9. Troque a mesa de impressão pela de vidro com silicato de boro – este tipo de vidro irá te fornecer uma maior adesão e por isso tem ganho cada vez mais espaço no mundo da impressão 3D profissional. É um pouco mais caro, mas vale o investimento.
  10. Use o parâmetro Draft Shield – o parâmetro chamado no Ultimaker Cura de Draft Shield e no Simplify 3D de Ooze Shield imprime uma parede no entorno da peça, servindo como barreira. Com isso, o calor fica mais enclausurado reduzindo a perda de calor para o ambiente.
  11. Dica bônus! Evite correntes de ar no ambiente – Como a impressora é aberta, é melhor que o ambiente esteja o mais quente possível e sem correntes de ar. Portanto evite ar-condicionado ou ventilador ligado e aconselho até fechar as janelas e portas do local.

Conclusão

O ABS é o segundo material mais usado nas máquinas de filamento. Tem boas propriedades mecânicas e é mais barato que outros materiais famosos, como o PLA. Mas usá-lo dá um certo trabalho, acredito que com as dicas que trouxe seus resultados irão melhorar muito.

Mas agora eu quero saber de você. Você teria outras dicas para dar em relação a este material? Ficou com alguma dúvida ou não concorda com alguma dica? Quer saber sobre outro material? Divida conosco nos comentários! Ah, quero muito ouvir também relatos das suas peças usando nossas dicas para imprimir ABS em impressora 3D aberta. Fale para gente os resultados que obteve!

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
arilson mendes
arilson mendes
2 anos atrás

Fantaticas as dicas! Vou aplicar todos