11 canais aprovados sobre Impressora 3D no YouTube

Você faz uma pesquisa: “Impressora 3D” e se dá conta que existem dezenas de canais de Impressora 3D no Youtube. Como saber então os canais confiáveis, que são aprovados e tratem sobre este assunto de forma séria? Você quer aprender, mas por onde começar? Neste artigo iremos te mostrar quais são os 11 canais aprovados pela Maker Factory. Os que acompanhamos de perto, para nos mantermos atualizados, aprendermos conceitos novos e termos inspiração de conteúdo para te ajudar!

 

Você deve estar pensando:  “Mas porque vocês estão divulgando a concorrência?!”

 

Eu, Pedro Accioly e toda a equipe Maker Factory, acreditamos que ao propagar a tecnologia todos se beneficiam. Como diz o ditado: “Se a maré sobe, todos os barcos se elevam.”

 

Mas calma que ainda tem mais! Se você quer conhecer ainda a lista estendida dos canais que assistimos e, além disso, páginas do Instagram e sites com conteúdo rico sobre impressão 3D aguarde pois estamos desenvolvendo um material com ainda mais este contéudo. Para ter acesso a todo esse conteúdo valioso, confiável e aprovado se inscreva em nossa newsletter!

 

Canais sobre Impressora 3D Aprovados

 

1. Maker`s Muse

Impressora 3D YouTube Maker`s Muse 

O primeiro canal não podia ser outro se não o Maker`s Muse. Isto porque trata-se de o maior canal de Impressão 3D, no momento em que escrevo este artigo. Com 510 mil inscritos, quase 500 vídeos e 70 milhões de visualizações, o canal do australiano Angus é imperdível. Ele começou a gravar seus vídeos no fim de 2013 e trás conteúdo de forma regular, com aplicações bem criativas. Um de seus vídeos mais famosos é de peças impressas que rolam apesar de sua forma não esférica.

 

2. 3D Printing Nerd

Impressora 3D YouTube 3D Printing Nerd 

O nerd americano Joel (você vai perceber que muito dos canais indicados vem de lá, isso não é coincidência. Os EUA é o país que mais utiliza impressão 3D) fez um trabalho incrível. É possível encontrar em seus vídeos reviews de máquinas, análise de objetos e com isso aprender mais sobre parâmetros de impressão, além de peças impressas bem exóticas (como esse leão com os pelos de sua juba bem reais) e visita a empresas renomadas. Com mais de 700 vídeos e 340 mil inscritos, é um canal com muito conteúdo e de respeito!

 

3. Make Anything

Impressora 3D YouTube Make Anything 

                Este canal é muito inspirador! Nele, o designer americano Devin desenvolve diversos projetos em sua garagem. Para isso, não utiliza apenas impressão 3D, mas também outras máquinas de Usinagem CNC e ferramentas de marcenaria. É possível aprender várias sacadas e também ver como aliar a impressão 3D com outros métodos de fabricação mais tradicionais. Seu canal tem um número menor de vídeos (239 no momento do artigo), mas são vídeos muito valiosos, visualizados mais de 50 milhões de vezes por seus 384 mil inscritos! Devin também disponibiliza muitos de seus modelos no site myminifactory.com .

4. RCLifeOn

Impressora 3D YouTube RCLifeOn 

                O jovem sueco Simon desenvolve projetos muito interessantes e elaborados com impressoras 3D de baixo custo, alguma eletrônica e pintura eficaz. Tudo isso de uma forma descontraída e cheia de conteúdo. Atualmente tem feito menos postagens, porém isto é exatamente por ser algo mais elaborado e trabalhoso. Seu canal tem pouco mais de 200 vídeos e conta com mais de 470 mil inscritos e 65 milhões de visualizações!

Uma curiosidade: É possível que no próximo ano este canal supere o Maker`s Muse em número de inscritos, outra curiosidade é que seu canal está classificado como Entretenimento, enquanto os demais são da categoria Tecnologia.

 

5. Thomas Sanladerer

Impressora 3D YouTube Thomas Sanladerer 

        Este canal e o seguinte são mais técnicos e ambos de alemãs. Thomas Sanladerer fornece muitos reviews de máquina, guias de montagem e tutoriais. Além disso, faz alguns testes e experimentos mais elaborados, explorando por exemplo, modelagem de geometrias complexas possíveis de serem fabricadas apenas através da impressão 3D. Se busca um conhecimento mais formal e menos midiático este canal vale a pena. Uma outra curiosidade é que Thomas começou seu canal em Junho de 2013, antes mesmo do Angus da Maker`s Muse e conta hoje com quase 400 vídeos.

 

Onde estão os canais sobre impressora 3D nacionais?

 

Uma pausa rápida no meio de nossa lista para uma informação importante. Neste artigo estamos divulgando apenas os canais internacionais. Caso a língua inglesa seja um problema para você não se preocupe, há muito conteúdo de qualidade em português e nós da Maker Factory estamos empenhados em trazer muito mais para você. Quer conhecer os canais em português que recomendamos? Se inscreva em nossa newsletter para ter acesso à lista completa de conteúdos ricos aprovados por nós assim que ela for lançada!

 

6. CNC Kitchen

Impressora 3D YouTube CNC Kitchen 

Definitivamente, CNC Kitchen é canal o mais técnico e o que contribui mais com conhecimento.  Stefan é um jovem engenheiro alemão que alia impressão 3D a outras tecnologias de Fabricação Digital como máquinas de Usinagem CNC, modelagem utilizando softwares CAD, Arduino e muito mais. Este canal é o mais recente citado aqui até o momento, tendo começado no fim de dezembro de 2016 e possui 92 vídeos, 125 mil seguidores e pouco mais de 9 milhões de visualizações. Apesar de ter números inferior aos canais anteriores, este é um dos meus favoritos. Confira!

 

7. Teaching Tech

Impressora 3D YouTube Teaching Tech 

                O australiano Michael, pode não ser o mais carismático, porém sua formação em design industrial e o fato de ser professor são indicativos que seu canal tem didática e conteúdo técnico de primeira linha.  Seu trabalho é ainda mais recente, tendo começado no final de dezembro de 2017, porém produz uma quantidade alta de vídeos, tendo mais de 200 vídeos postados em menos de 2 anos. Como o próprio nome sugere, seu canal é mais abrangente não tratando apenas de impressão 3D. Apesar de tratar sobre temas como drones, robótica, programação e eletrônica, a maioria de seus vídeos são sobre impressão 3D.

Curiosidade: caso seu canal siga neste ritmo, o mesmo deve passar em número de inscritos o canal CNC Kitchen em março de 2020, e Thomas Salanderer em fevereiro de 2021. Outra curiosidade é que seu canal também não está na categoria de tecnologia, mas sim de educação.

 

8. MatterHackers

Impressora 3D YouTube MatterHackers 

                Este é o primeiro que apresento aqui onde não se trata apenas de uma pessoa divulgando conhecimento. A MatterHackers é uma empresa americana que revende máquinas, insumos e ferramentas de Impressão 3D. Seu canal é ainda mais antigo que o da Maker`s Muse e Thomas Salanderer, tendo começado em setembro de 2012. Este canal trás bastante reviews e tutoriais, porém para mim seu grande diferencial é que a grande maioria de seus vídeos são curtos e direto ao ponto. Com isso é possível absorver uma informação em pouco tempo. No material que iremos te fornecer no fim deste artigo nós indicamos também a leitura de seu blog, que é muito rico em conteúdo sobre diversos aspectos da impressão 3D. Eles têm mais de 300 vídeos, mais de 80 mil inscritos e 3 milhões de visualizações. Nas próximas semanas devem ser ultrapassados pelo canal Teaching Tech devido a sua produção bem mais acelerada de conteúdo.

 

9. Prusa

Impressora 3D YouTube Prusa 

                Eu sou fã desta empresa e seus vídeos no YouTube não ficam para trás. Josep Prusa, criador da impressora 3D Prusa, é uma das pessoas que marcou a história da impressão 3D ao ser um dos pioneiros no desenvolvimento de máquinas de baixo custo. Atualmente sua máquina é uma das mais vendidas do mundo, tendo ultrapassado a marca de 100 mil máquinas vendidas. Além disso está no Guinness Book, o livro dos recordes, por ter reunido o maior número de máquinas imprimindo ao mesmo tempo, foram 1096 ao todo. Em seu canal é possível ver projetos sendo realizados em suas máquinas, conhecer um pouco mais de seus produtos e aprender bastante ao longo desse processo. Este canal é imbatível no quesito longevidade dentro da impressão 3D. Ele surgiu em maio de 2006! Mais uma prova de como ele é relevante para a história desta tecnologia por ser um dos precursores! Ah, outra curiosidade é que este canal e empresa são da República Tcheca e seu canal é da categoria “como fazer” (howto). Caso você ainda não tenha visto, em minha página do instagram (instagram.com/makerfactory3d), tem um conjunto de stories em destaque de quando eu visitei a empresa Prusa lá em Praga, na República Tcheca!

 

10. Ultimaker

Impressora 3D YouTube Ultimaker 

                A empresa holandesa superpremiada Ultimaker, também merece ter seu canal conferido. Uma das características que saltam os olhos é a beleza e a qualidade com que seus vídeos são feitos. Além de conhecer os produtos profissionais da marca Ultimaker, neste canal você poderá aprender mais sobre a definição de parâmetros utilizando o programa de fatiamento Cura, que é gratuito e compatível com máquinas mais acessíveis. Além disso, eles possuem uma playlist de timelapses bem bacana que costumo utilizar em minhas palestras para explicar o processo de impressão 3D. Para quem não sabe, é possível adquirir uma Ultimaker através de seu revendedor autorizado, a Wishbox Technologies. A Wishbox é uma empresa de Santa Catarina que fornece ao mercado nacional as melhores máquinas como a Ultimaker, Makerbot e Formlabs. Eles também estão em nosso material completo devido ao seu blog, um dos maiores do Brasil e cheio de conteúdo sobre aplicações industriais, na saúde, educação e muito mais.

 

11. WildRose Builds

Impressora 3D YouTube WildRose Builds 

Se você se interessou pela playlist da Ultimaker com os timelapses, você precisa conhecer o canal canadense da Wildrose Builds. Este canal relativamente novo (foi criado em maio de 2017), possui a menor quantidade de vídeos dos canais citados aqui, 71. Porém seus vídeos são muito contagiantes, principalmente os timelapses. Neste canal você não deve aprender muita coisa, porém ficará inspirado em ver tantas peças bacanas, bem impressas e com filamentos coloridos e brilhantes. Este canal tem 33 mil seguidores, mas já alcançou mais de 6 milhões de visualizações devido aos seus timelapses virais!

 

Espero que esteja gostando deste conteúdo! Talvez você tenha ficado intrigado em como consegui os dados apresentados nas curiosidades como a categoria do canal e previsão de quando um irá ultrapassar o outro. Essas informações foram extraídas do site socialblade.com. Nele é possível analisar não apenas canais do YouTube, mas também obter informações valiosas sobre páginas do Facebook, Twitter e Instagram dentre outros. Outra dica valiosa caso você tenha ou pretende ter um canal no YouTube é utlizar a extesão para Google Chrome chamada vidIQ, ela fornece diversas informações importantes sobre o SEO do seu vídeo.

Mas qual a importância disso para a Impressão 3D? Não se esqueça, o objetivo de nossa empresa é fazer com que você enriqueça através desta tecnologia, por isso que além de conhecimento sobre este assunto tentamos introduzir outros conceitos de marketing, principalmente o marketing digital, por ser hoje uma das formas mais efetivas de divulgar seu negócio.

 

Resumo das Impressoras 3D no YouTube

 

Como você pode ver nos canais acima, existe muita informação sobre impressão 3D no YouTube. A ideia deste post é mostrar quais canais confiamos e acompanhamos. Em alguns deles você será inspirado a imprimir objetos mais criativos, em outros irá entender melhor as características de uma determinada marca através de reviews, em outros ainda irá ver como aliar esta tecnologia com outros processos de fabricação, eletrônica e pintura, ou ainda, aprender conceitos técnicos sobre a Impressão 3D como, por exemplo, comparativo de propriedades mecânicas entre diferentes tipos de filamento, tolerância dimensional de peças, como projetar um objetos otimizado para impressão 3D e ainda como os parâmetros influenciam no tempo de fabricação, resistência e acabamento superficial do produto final.

Com este conhecimento você terá mais propriedade na hora de escolher a máquina, insumo, parâmetros de impressão, software utilizado e melhores nichos e muito mais!

 

Não deixe de checar também nosso canal no YouTube , prestigie nosso trabalho que está apenas começando e com isso nos ajude a crescer e atingir mais pessoas! Se inscreva também em nossa newsletter para ser notificado sobre as últimas novidades.

Impressora 3D YouTube Maker Factory

Estamos desenvolvendo um material com diversos conteúdos ricos aprovados por nossa equipe. Além de outros canais do YouTube, temos uma lista de páginas do Instagram e sites que trazem as últimas notícias, tutoriais e dicas para você imprimir cada vez melhor. Para acessar tudo isso e muito mais se inscreva em nossa newsletter logo no começo desta página!